Dosagem de FSH: você conhece esse exame?

Home / Uncategorized / Dosagem de FSH: você conhece esse exame?

Infertilidade Masculina

Dosagem de FSH: você conhece esse exame?

Quando o casal está tentando engravidar, é muito importante conhecer os hormônios que são essenciais para a gravidez. Essa informação permite que os dois verifiquem se o seu organismo está funcionando da forma correta. O exame de dosagem de FSH é um dos testes que ajudam nesse diagnóstico.

O FSH é um dos hormônios responsáveis pelo controle da produção de óvulos e espermatozoides. Seu desequilíbrio pode ser responsável pela dificuldade de concepção natural tanto em mulheres como em homens.

Neste artigo, explicaremos o que é o exame, como é feito, para quem é indicado e seus valores de referência. Acompanhe!

O que é dosagem de FSH e para que serve?

O FSH, ou hormônio folículo-estimulante, é secretado pela hipófise e é muito importante para a fertilidade. Se o casal está tentando engravidar há alguns meses e não consegue, a dosagem de FSH é um dos exames que geralmente é indicado pelo médico, a fim de analisar o nível de reserva ovariana nas mulheres. Já nos homens, controla a produção de esperma.

Caso verifique-se alguma anomalia, o especialista pode orientar o casal a respeito das melhores providências e de um possível tratamento, a fim de garantir uma futura gravidez.

Nas mulheres, os níveis do hormônio FSH vão oscilando ao longo do ciclo menstrual, sendo mais elevados nos primeiros 5 dias do ciclo. Esse hormônio promove o crescimento dos folículos, que, ao amadurecerem, são estimulados pelo hormônio LH e liberam o óvulo para ser fecundado.

A quantidade de FSH nos homens geralmente é constante para auxiliar no controle de produção de esperma. Por meio da dosagem de FSH é possível saber se a infertilidade é proveniente de um descontrole desse hormônio.

Como e quando deve ser feito?

O exame é feito a partir da coleta de sangue do paciente e é solicitado pelo ginecologista. No caso da mulher, a paciente deve fazer um jejum mínimo de 3 horas e, geralmente, a amostra precisa ser coletada até o quinto dia do ciclo menstrual. Pode ser que seja preciso refazer o teste, pois os resultados variam com o período do ciclo. É conveniente também dosar o LH e o estradiol para melhor correlação.

O homem também deve respeitar o jejum para a coleta de sangue. Mas, como não há uma variação no nível de FSH durante o mês, não há um dia melhor para a realização do exame.

Para quem é recomendado?

Ele é indicado na maioria das vezes para comprovar a capacidade reprodutiva do paciente. Veja alguns casos em que ele pode ser recomendado:

Quais os níveis indicados?

Os níveis de FSH variam de acordo com a idade da paciente. A partir dos 35 anos esses níveis são reduzidos. Se a mulher deseja engravidar, índices maiores do que 15 são preocupantes, pois a reserva ovariana está baixa. Acima de 30 geralmente é um indicativo de menopausa precoce.

Conforme o período fértil, os resultados normais de FSH podem variar. No sexo feminino, os valores são:

Lembrar apenas que a elevação dos níveis de FSH é um fenômeno tardio e provavelmente a diminuição da reserva ovariana já venha ocorrendo há alguns anos.

Já nos homens, o nível de FSH considerado bom é de 10,0 UI/L ou abaixo desse valor. Em crianças, antes do período da puberdade, o valor recomendado é de até 4,0 UI/L.

Os distúrbios hormonais são importantes causas de infertilidade em mulheres. O exame de dosagem de FSH é um dos meios pelos quais podemos diagnosticar esse problema. Porém, essas alterações hormonais podem acontecer devido a ciclos irregulares e à idade da paciente. Por isso, caso já tenha mais de 12 meses de tentativa para engravidar, o mais indicado é consultar um especialista em reprodução humana.

Agora que você conhece o exame de dosagem de FSH, entre em contato conosco e se informe mais! Nós temos as respostas para todas as suas dúvidas e dificuldades!

Agende uma consulta Clique aqui