Como descobrir se sou infértil?

Como descobrir se sou infértil?

Infertilidade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é uma doença do sistema reprodutor definida pela incapacidade de conseguir a gravidez após 12 meses ou mais de relações sexuais sem a utilização de métodos contraceptivos. Caso a mulher tenha idade superior a 35 anos, esse tempo se reduz para 6 meses de tentativas.

Depois desse período sem obter sucesso na gravidez, recomenda-se que o casal procure auxílio especializado para investigar as possíveis razões dessa gestação não natural.

Algumas condições, tanto femininas como masculinas, também requerem cuidados especiais, e o casal precisa procurar auxílio imediato quando forem identificadas.

As condições femininas mais comuns são:

  • Histórico de irregularidade menstrual.

E determinadas doenças, como:

As condições masculinas mais comuns são:

  • Histórico de criptorquidia (quando não há a descida correta do testículo para a bolsa escrotal).

E determinadas doenças, como:

Algumas delas afetam tanto homens como mulheres:

É importante o casal saber que pode demorar meses para alcançar a gravidez, mesmo se ambos os parceiros forem saudáveis, já que diversos fatores interferem no processo de concepção e podem desencadear a infertilidade.

 

Infertilidades primária e secundária

A infertilidade é chamada de primária quando o casal nunca teve filhos e tem dificuldade de alcançar a gravidez. Já a infertilidade secundária é diagnosticada nos casos em que o casal já teve pelo menos um filho e não consegue nova gravidez.

 

Ações que podem aumentar as chances de engravidar

Muitos fatores interferem no processo de concepção, portanto a informação é essencial para aumentar as chances de gravidez. Algumas ações simples podem auxiliar.

O ciclo menstrual regular da mulher tem 28 dias, e a ovulação ocorre no 14o dia antes do , início da próxima menstruação. O espermatozoide pode sobreviver por mais de 3 dias no corpo da mulher e os óvulos por até 24 horas. Sendo assim, as melhores chances de ocorrer a gravidez são nas relações sexuais nos três primeiros dias antes da ovulação. Portanto a relação não precisa acontecer no exato momento da ovulação. Quando o ciclo da mulher é irregular, é mais difícil identificar o momento da ovulação, mas alguns sinais ajudam nessa identificação:

  • Aumento do muco cervical;
  • Aumento da libido;
  • Dor ou desconforto abdominal.

Saber como calcular o seu período fértil pode aumentar as chances de gravidez. Se o casal tem o hábito de ter 3 ou mais relações sexuais na semana, teoricamente existirá espermatozoides disponíveis para fecundação naquele ciclo menstrual.

Outras ações para aumentar a fertilidade incluem reduzir o consumo de bebida alcóolica,  interromper o tabagismo, realizar exercícios físicos regularmente, controle do peso, manter hábitos alimentares saudáveis e  reduzir o estresse.

 

Diagnóstico e primeiros passos

Após 12 ou 6 meses de meses de tentativas de gravidez (dependendo da idade da mulher), seguindo as recomendações para aumentar o sucesso das tentativas de gravidez, o casal deve consultar um especialista para investigar a fundo as razões do insucesso.

Por ser um diagnóstico que pode afetar o casal de diversas formas, o primeiro passo para o diagnóstico de infertilidade é a revisão de todos os exames já realizados e o histórico do casal. Todo o cuidado deve ser tomado para que o diagnóstico não seja precipitado ou equivocado.

Se, depois de todas as análises, o médico verificar que o homem, a mulher ou ambos apresentam problemas de fertilidade ou, ainda, que não há uma causa aparente determinada, ele faz o diagnóstico e orienta o casal sobre os passos seguintes, que envolvem, principalmente, a escolha do melhor tratamento. Nesse momento, é fundamental que o casal tome uma decisão conjunta, pois isso elevará as chances de adesão ao tratamento e, consequentemente, as chances de gravidez.

Para que o casal faça a melhor escolha, o médico esclarecerá os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada um dos tratamentos disponíveis.

 

Exames para identificar a infertilidade

Os principais exames para investigar a infertilidade são:

 

Agende agora a sua consulta

Clique aqui