Conheça os sintomas da endometriose

Home / Doenças que causam Infertilidade / Conheça os sintomas da endometriose

Conheça os sintomas da endometriose

Endometriose é a presença de tecido semelhante ao endométrio (mucosa que reveste internamente o útero) fora do útero, acometendo principalmente os fundos-de-saco e os ovários.

A doença afeta mulheres de todas as idades, podendo se apresentar na adolescência ou na vida adulta. Há, inclusive, casos em que o problema persiste desde a primeira até a última menstruação.

A boa notícia é que existem tratamentos capazes de controlá-la e atenuar os sintomas que afetam a vida da mulher. Mas você sabe quais são os sintomas da endometriose? Para entender melhor, listamos abaixo os principais deles. Acompanhe!

1. Dor durante as relações sexuais

Você se lembra de quando falamos que as células do tecido uterino podem crescer em outros órgãos? Pois bem: isso causa uma inflamação que gera dor quando há contato com a área inflamada. É por isso que a mulher que tem endometriose sente dor durante relações íntimas com penetração mais profunda.

2. Cólica menstrual intensa

Muitas mulheres sofrem com cólicas no período menstrual, e algumas nem chegam a procurar o médico. Isso ocorre porque por muito tempo as cólicas foram consideradas normais na vida das mulheres.

Mas não se engane: nenhuma dor é normal. Portanto, se você sente cólicas muito fortes, procure um médico. Pode ser que você tenha endometriose, já que a inflamação de que falamos acima se agrava progressivamente.

3. Fadiga

É normal sentir-se cansada após um dia de trabalho e há dias que realmente acordamos indispostas. Mas, se você tem se sentido constantemente esgotada sem causa aparente, isso pode ser sinal de que algo não vai bem. Por causa da inflamação, a endometriose provoca fadiga e sensação de cansaço.

4. Dores pélvicas

Quando não tratamos o problema, a inflamação pode se intensificar com o passar do tempo, fazendo com que a dor pélvica se torne constante, mesmo quando a mulher não está menstruada.

Algumas vezes, essa dor acentua-se ao urinar. Esse quadro pode comprometer seriamente a qualidade de vida da mulher, que passa a encontrar dificuldades para desempenhar suas atividades cotidianas.

5. Dificuldades para engravidar

Se a mulher está tentando engravidar há algum tempo, é necessário ficar alerta, ainda mais se a dificuldade vier associada a algum outro sintoma descrito acima. Entretanto, isso não é sinônimo de infertilidade definitiva. Existem tratamentos que visam controlar as alterações da doença e, portanto, restabelecem a fertilidade nas pacientes.

6. Alterações intestinais podem ser sintoma de endometriose

O tecido inflamado acomete também o intestino, causando muita dor, desconforto e até sangramentos ao evacuar. Esses sintomas se acentuam durante o período menstrual.

Algumas mulheres também podem apresentar diarreia e alterações nas fezes. Se você sofre com esses desconfortos intestinais de forma recorrente, além do gastroenterologista, visite também o ginecologista. Pode ser que a origem do problema esteja no útero.

Entendeu quais são os principais sintomas da endometriose? Para ficar sempre por dentro de outras informações sobre reprodução humana, siga nossas redes sociais e acompanhe conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e no Instagram.