Entenda as decorrências da menopausa precoce

Home / Sintomas Infertilidade / Entenda as decorrências da menopausa precoce

Entenda as decorrências da menopausa precoce

O que é menopausa? Apenas a última menstruação, que ocorre na metade da fase de envelhecimento das funções dos ovários. Todas as mulheres chegarão à menopausa um dia. No entanto, a grande maioria imagina que isso só vai acontecer após os 45 anos, o que nem sempre é verdade. Você já ouviu falar em menopausa precoce?

Essa fase da vida da mulher pode ser considerada precoce quando ocorre antes dos 40 anos. O período representa o fim da fertilidade e é marcado pela ausência da menstruação, ondas de calor, alguns mal-estares e secura vaginal. Tudo isso ocorre devido à diminuição dos níveis hormonais, um processo normal conforme a idade avança.

Acompanhe esse post e saiba um pouco mais sobre a menopausa precoce, suas causas, sintomas e tratamentos!

Quais são as causas da menopausa precoce?

Por que a menopausa acontece tão cedo em algumas mulheres? O que ocorre no organismo que afeta a produção hormonal a ponto de causar todas essas alterações?

Um dos fatores que favorece a menopausa precoce é a genética. Se sua mãe ou irmãs passaram pelo problema, pode ser que você também tenha uma predisposição genética a apresentá-lo.

Se você já se submeteu a alguma cirurgia uterina, como ligação de trompas ou retirada do útero e ovários, pode ser que a menopausa logo apareça, ainda que você seja jovem.

Mulheres que passam por tratamentos de quimioterapia ou são portadoras de lúpus, diabetes e outros problemas metabólicos também têm maiores chances de chegar mais cedo à menopausa. O fumo pode ser considerado outro fator de risco.

Quais são os sintomas?

Tudo começa com ondas de calor, que aparecem ainda que o clima esteja agradável. Com elas, evidencia-se a sudorese noturna, muito comum nessa fase.

Outro sintoma que incomoda mulheres menos jovens é a ausência de lubrificação vaginal, o que pode tornar as relações sexuais dolorosas. Os cabelos também ficam mais opacos e quebradiços e a pele perde um pouco aquele viço da juventude.

Além disso, podem ser observadas alterações de humor, dores de cabeça, ansiedade, depressão, insônia e lapsos de memória. Uma grande vilã que entra em cena nessa hora é a osteoporose: mulheres na menopausa (precoce ou não) têm maiores chances de desenvolvê-la.

Existe tratamento?

O que fazer então se você ainda é jovem e esses sintomas começaram a aparecer?

O primeiro passo é procurar um ginecologista. Ele poderá tirar todas as suas dúvidas, orientá-la e prescrever o tratamento correto para o seu caso. Lembre-se que nem tudo o que outra pessoa tomou fará bem a você também. Aliás, a automedicação é uma prática altamente perigosa!

Um dos principais tratamentos é a reposição hormonal. Ela consiste na ingestão de medicamentos que contenham estrogênio, que é o hormônio que se torna insuficiente nessa fase. Também é necessário repor a vitamina D para prevenir a osteoporose.

Além disso, os sintomas podem ser minimizados por meio da prática regular de atividades físicas, alimentação equilibrada, manutenção do peso e aumento do consumo de fibras e alimentos integrais, que também ajudam na reposição dos níveis hormonais do organismo.

Esse post tirou suas dúvidas sobre a menopausa precoce? Você já passou ou conhece alguém que esteja passando pelo problema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua história!