Como identificar e tratar a infertilidade conjugal?
Home / Doenças que causam Infertilidade / Como identificar e tratar a infertilidade conjugal?
Home / Doenças que causam Infertilidade / Como identificar e tratar a infertilidade conjugal?
Para quem está buscando engravidar, pode ser muito frustrante tentar e não conseguir. Muitos casais enfrentam essa angústia, que pode acompanhá-los por um longo período de tentativas. Ela pode ser entendida como infertilidade conjugal.
O que é infertilidade conjugal?
A infertilidade conjugal é diagnosticada quando o casal mantém relações sexuais regulares sem o uso de método contraceptivo por um ano e não consegue a gravidez.
E essa condição não é causada apenas por mulheres que têm ciclos menstruais irregulares ou foram diagnosticadas com endometriose ou outras alterações em seus exames de rotina. A infertilidade conjugal também pode ser causada por problemas no sistema reprodutor masculino.
É por isso que, quando há essa dificuldade de engravidar, é necessário fazer uma investigação mais a fundo da saúde reprodutiva, tanto da mulher quanto do homem, levando em consideração fatores como idade, doenças e tratamentos prévios, entre outras informações.
Quando procurar um especialista?
Qualquer casal que tenha relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos durante um ano deve desconfiar de que há algo errado se uma gravidez não ocorrer. É importante lembrar que as relações sexuais durante o período fértil da mulher aumentam as chances de engravidar.
Se você se encontra nessa situação, o ideal é ir ao médico e conversar abertamente sobre o tema. É bom lembrar que a infertilidade nem sempre é resultado de algum problema no organismo da mulher: os homens também estão sujeitos a ela e, por isso, também precisam passar por consulta e investigação.
Muitos casais mantêm um acompanhamento desde o início das tentativas, enquanto outros preferem esperar para buscar ajuda profissional somente quando a gravidez não ocorre. Se você faz parte desse segundo grupo, um ano de tentativas sem sucesso é o suficiente para que você procure um especialista.
Quais os exames que podem ser realizados?
Ao saber do histórico de tentativas, o médico solicitará alguns exames para descobrir a causa da infertilidade. Ambos os cônjuges serão investigados.
Para as mulheres, os exames mais indicados são ultrassonografia, a fim de eliminar a suspeita de endometriose, ovários policísticos e outros distúrbios, dosagens hormonais e histerossalpingografias, para avaliar a permeabilidade das trompas. Outros poderão ser solicitados em casos individualizados.
Para os homens, normalmente é indicado o espermograma, exame que avalia o volume, a quantidade e a motilidade dos espermatozoides. Caso algum problema seja detectado, o médico solicitará outros exames para uma investigação mais detalhada.
Uma vez identificada a causa, fica mais fácil encaminhar o casal ao tratamento mais adequado, em busca de uma solução para o problema.
Quais os tratamentos nesse caso?
O tratamento adequado para cada caso vai depender do diagnóstico. Normalmente, quando há um problema, seja no organismo do homem, seja no da mulher, ele pode ser tratado. Dependendo da causa da infertilidade, medicamentos ou pequenas cirurgias costumam resolver.
Entretanto, existem casos em que é necessário realizar técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro (FIV).
Independentemente de qual seja o diagnóstico, o tratamento pode ser entendido como algo positivo, pois trará a possibilidade de uma gestação. Por essa razão, jamais abra mão do sonho de se tornar mãe ou pai.
Entendeu a importância de procurar um médico em casos de infertilidade conjugal? Conheça também os 4 principais tratamentos para engravidar.