Em quais casos a doação de embriões é recomendada?

Home / Uncategorized / Em quais casos a doação de embriões é recomendada?

Infertilidade Masculina

Em quais casos a doação de embriões é recomendada?

Os casais que apresentam problemas de fertilidade têm, atualmente, diversas opções de tratamentos para realizar seu sonho de engravidar. Para cada tipo de infertilidade (feminina, masculina, conjugal ou sem causa aparente), existe uma técnica recomendada.

As técnicas atuais permitem que sejam feitas intervenções de acordo com o problema específico do casal, dependendo de onde é esse problema. A principal técnica de reprodução assistida hoje é a fertilização in vitro (FIV). Nos casos em que o casal não produza nem óvulos nem espermatozoides, pode-se recorrer à doação.

E você, já ouviu falar da doação de embriões? Sabe quando ela é recomendada? Confira o texto para descobrir!

O que é a doação de embriões?

Para entender a doação de embriões, primeiro é preciso compreender a técnica de FIV. Os gametas do casal que opta por fazer a FIV são coletados e a fertilização é feita em laboratório, gerando vários embriões.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina o número de embriões que podem ser transferidos para o útero a cada ciclo, de acordo com a idade da mulher. Essa determinação é necessária para reduzir as chances de gravidez múltipla, que traz riscos para a mulher e para os bebês. Um ou mais embriões são colocados no útero para que se desenvolvam normalmente.

Quando a gravidez é bem-sucedida ou o casal desiste de tentar engravidar, é comum que haja embriões remanescentes congelados. Esse casal pode assinar uma autorização para que seus embriões remanescentes sejam doados a outros casais.

O sucesso da gravidez com embrião doado depende de alguns fatores:

Como funciona?

O CFM é o órgão responsável pela legislação relacionada à doação de embriões. A doação não pode ter caráter lucrativo ou comercial e o casal que doa não pode conhecer o casal que recebe o embrião. O médico especialista é o responsável por escolher uma doadora que tenha maior semelhança fenotípica (aparência) com a receptora.

O procedimento após a confirmação da doação acontece da seguinte forma:

Em quais casos esse método é indicado?

Apesar de ser uma boa opção para pacientes que apresentam problemas de fertilidade, a doação de embriões só é recomendada em casos específicos:

De forma geral, a doação de embriões é recomendada quando os gametas da mulher ou do casal não podem ser utilizados para as técnicas de reprodução assistida.

Gostou de saber mais sobre a doação de embriões? Quer aprender mais sobre as técnicas de reprodução assistida? Continue no site e leia nosso texto sobre inseminação artificial!

Agende uma consulta Clique aqui