Gravidez após o câncer é possível

Home / Doenças que causam Infertilidade / Gravidez após o câncer é possível

Gravidez após o câncer é possível

O câncer de mama é a causa número um de mortes por câncer no mundo e cerca de 30% dos tumores malignos no Brasil. Os avanços para um diagnóstico precoce e terapias individualizadas nos levam a uma taxa de sobrevida e cura próxima dos 90%. Cerca de 4% dos casos envolvem mulheres jovens e que desejam construir uma família. A quimioterapia (QT) é um dos tratamentos mais indicados para esta doença, mas algumas vezes, levam à infertilidade pós tratamento.

Existem diversas maneiras de tentar preservar essa fertilidade para a mulher engravidar após o tratamento do câncer. Diversas modalidades de abordagem têm sido relatadas nas últimas décadas (criopreservação de gametas, criopreservação de tecido ovariano, etc). Talvez, a mais utilizada atualmente seja a criopreservação de óvulos por ser rápida e pouco agressiva. Ela deverá ser realizada antes do início da QT. O tempo que decorre para a realização de exames complementares para a escolha dos agentes quimioterápicos é suficiente para a coleta de óvulos.

Discuta sempre com seu médico esta possibilidade.
O procedimento é relativamente simples e rápido e poderá ser iniciado a qualquer tempo, não sendo necessário aguardar a menstruação, como se aguarda para os casos de infertilidade.
Se na sua cidade houver uma clínica pública de reprodução assistida vá imediatamente e será bem acolhida. O procedimento leva de 12 a 15 dias. Inicialmente, é realizada uma ultrassonografia para avaliação dos ovários e dentro de 3 ou 4 dias se inicia o estímulo ovariano. Através de exames sucessivos por ultrassom se acompanha o amadurecimento dos óvulos até a coleta. Quanto maior o número de óvulos coletados melhor. É necessário apenas sedação anestésica e através do ultrassom vaginal os óvulos são aspirados, classificados e criopreservados.

Dr. Túlio Marcolini - Ginecologista