Por que realizar exames ginecológicos periodicamente é importante?
Home / Exames Reprodução Assistida / Por que realizar exames ginecológicos periodicamente é importante?
Home / Exames Reprodução Assistida / Por que realizar exames ginecológicos periodicamente é importante?
Você conhece alguém que só vai ao médico quando está com algum problema de saúde? Embora esse seja um comportamento considerado comum, é fundamental realizar avaliações periódicas para identificar possíveis problemas precocemente. No caso dos exames ginecológicos, isso não é diferente.
Existem problemas que, quando detectados logo no início, são passíveis de tratamentos menos invasivos e mais eficazes. Indicadores de infertilidade, por exemplo, podem ser percebidos em exames de rotina, não sendo necessário esperar a dificuldade de engravidar surgir para procurar um profissional.
Existem procedimentos específicos para cada idade e situação. Para ajudar você a conhecê-los, listamos abaixo os principais exames ginecológicos para cada idade.
Exames em idade fértil
Uma visita ao ginecologista uma vez ao ano é o suficiente para acompanhar a saúde do seu sistema reprodutor.
Normalmente, o ginecologista faz um exame físico, um exame de toque e solicita um Papanicolau (uma amostra de secreção é colhida do colo do útero com o auxílio de uma espátula) e colposcopia. A ultrassonografia transvaginal e a mamária são solicitadas apenas em casos especiais.
Esses exames visam detectar, no início, lesões precursoras do câncer de colo de útero, anomalias e malformações dos ovários e cavidade uterina, miomas e nódulos nas mamas. Daí a importância de realizá-los anualmente.
Exames na adolescência
Assim que ocorre a primeira menstruação (menarca), é importante que a jovem tenha a sua primeira consulta com o ginecologista. Além de tirar todas as dúvidas que costumam ser comuns nessa idade, o médico solicitará os primeiros exames. Isso deve ocorrer apenas se ela se mostrar interessada.
Caso a menina ainda seja virgem, é solicitada a ecografia pélvica abdominal, um exame que se assemelha ao ultrassom transvaginal, mas é realizado pelo abdômen.
Exames na gravidez
No primeiro trimestre da gravidez, são solicitados exames de sangue para detectar possíveis incompatibilidades entre o sangue da mãe e o do bebê, hemograma, glicose, hepatite, HIV, entre outros. Ultrassom, Papanicolau e exame de urina também podem ser solicitados.
No segundo trimestre, alguns exames de sangue são repetidos (é nessa fase que se avalia a ocorrência de diabetes gestacional) e é feito o ultrassom morfológico, que detecta a formação dos órgãos fetais e possíveis anomalias cromossômicas.
No terceiro trimestre, além dos exames de sangue, é avaliado o crescimento fetal, o líquido amniótico e as condições da placenta.
Exames na terceira idade
Na terceira idade, além do Papanicolau e do ultrassom transvaginal, também é solicitada a mamografia. Esse exame substitui o ultrassom das mamas em mulheres mais velhas e é importante para a detecção de nódulos na região.
Além disso, é necessário realizar a densitometria óssea, um exame que mede a massa óssea da coluna e do fêmur e serve para diagnosticar casos de enfraquecimento ósseo, como osteopenia e osteoporose. A periodicidade indicada também é anual.
Agora que você conhece os principais exames ginecológicos solicitados às mulheres e entendeu como é importante visitar o médico periodicamente, que tal contribuir para que outras pessoas também cuidem da saúde? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude as suas amigas a se protegerem!