Endometriose: dor durante o sexo que pode causar infertilidade
Home / Doenças que causam Infertilidade / Endometriose: dor durante o sexo que pode causar infertilidade
Home / Doenças que causam Infertilidade / Endometriose: dor durante o sexo que pode causar infertilidade
Muitas mulheres enfrentam sozinhas alguns desconfortos relacionados às relações sexuais, por terem vergonha de procurar ajuda. Algumas chegam a acreditar até mesmo que é normal sentir dor durante o sexo, quando na verdade isso pode ser indício de endometriose.
O órgão sexual feminino é elástico o suficiente para adaptar-se à penetração, independentemente do tamanho do pênis do parceiro. A dor deve ser motivo para procurar um médico e ter acesso ao diagnóstico e tratamento adequado.
Se você sofre desse desconforto, continue lendo para tirar algumas das suas dúvidas:
Dor durante o sexo é sinônimo de endometriose?
Nem sempre. Somente essa queixa não é suficiente para determinar a causa. A dor pode estar relacionada a fatores psicológicos, como depressão e traumas, ou físicos, como infecções, problemas hormonais ou doenças que acometem o aparelho reprodutor feminino.
No rol de doenças, encontra-se a endometriose, mas somente o ginecologista pode confirmar, por meio de exames, se a causa é essa mesmo.
Mas, afinal, o que é endometriose?
O endométrio é o tecido que reveste o interior do útero. Todos os meses o endométrio é formado de maneira progressiva, se preparando para receber o óvulo fecundado e futuro bebê. Quando não ocorre a gravidez, ele descama e desce em forma de menstruação.
A endometriose é uma inflamação que faz com que células endometriais se alojem em locais fora do útero, sendo assim estando presente e se desenvolvendo em órgãos como ovários, bexiga, intestino e peritônio.
Mas por que a dor, então?
O endométrio, mesmo quando presente em outros órgãos, sofre a ação dos hormônios do ciclo menstrual. Isso causa uma inflamação que desencadeia fortíssimas cólicas menstruais.
Além da dor, quais são os sintomas da doença?
A cólica menstrual causada pela endometriose não costuma melhorar com analgésicos comuns. A dor durante o sexo também está sempre presente nas relações.
Além disso, pode haver diarreia e dor para evacuar e urinar durante a menstruação, fluxo muito intenso e dificuldades para engravidar.
E quais são as causas da endometriose?
Mesmo após anos de estudo, a Associação Brasileira da Endometriose (SBE) ainda não chegou a uma conclusão sobre o que leva a paciente a desenvolvê-la.
Acredita-se que há um tipo de refluxo menstrual, no qual o sangue volta para as trompas e acaba “derramando” nos outros órgãos. Também se considera a mutação de algumas células abdominais que assumem a forma do endométrio. E há ainda uma teoria de que pode se tratar de uma falha do sistema imunológico.
Qual é o tratamento mais indicado?
Quando não tratada, a doença pode levar à infertilidade, pelo acometimento das trompas, responsáveis por conduzir os óvulos.
O tratamento, na maior parte dos casos, é feito por meio de medicamentos prescritos pelo ginecologista. A gravidez pode ocorrer de forma natural, porém com pequena probabilidade a cada mês. O único tratamento para endometriose/infertilidade com real probabilidade de gravidez é a Fertilização In Vitro (FIV).
Outra alternativa é a cirurgia, que remove o tecido afetado por meio de laparoscopia. Dependendo do grau da doença, pode ser preciso retirar partes de outros órgãos abdominais.
Entretanto, trata-se de uma doença que não tem cura definitiva. O objetivo dos tratamentos é amenizar os sintomas, proporcionando a essas mulheres uma vida sexual normal e sem dor e a possibilidade de uma gestação.
Gostou do nosso post sobre a relação da dor durante o sexo com a endometriose? Se você se identificou com alguma parte desse conteúdo, não deixe de procurar um médico especialista em fertilidade. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui no post!