Sintomas que podem indicar problemas de fertilidade
Home / Sintomas Infertilidade / Sintomas que podem indicar problemas de fertilidade
Home / Sintomas Infertilidade / Sintomas que podem indicar problemas de fertilidade
Um pensamento que sempre invade a cabeça de mulheres e homens é: será que poderei ter filhos? Será que sou infértil? Existem alguns sintomas que podem ajudar a identificar problemas de fertilidade.
Ao longo de nossa adolescência,pensamos em situações futuras,como trabalho, carreira, matrimônio, filhos, entre outras.São eventos recorrentes em nossa mente e nos permitem meditar a respeito de tudo o que está ligado ao nosso futuro.
Dessa maneira, construímos nossos sonhos de vida, nossos objetos do desejo. Essa fase combina com nosso desenvolvimento sexual e reprodutivo,como nossas aspirações. No entanto, nem sempre conseguimos realizar todos os nossos desejos, como ter filhos.
O futuro é sempre o lugar para indagações e nós recorremos aos pais, professores e principalmente aos amigos para nos ajudar neste entendimento. Nem sempre as respostas que encontramos são as mais adequadas e um estado de confusão é normal, podendo persistir a dúvida até a idade adulta relacionada à questão “sou fértil?”
Ajudaremos com algumas destas, que somente serão validadas após consulta com especialista.
O que é normal para um ciclo menstrual com ovulação é que ela ocorra a cada 25 a 35 dias. Esse é o intervalo que consideramos adequado para toda mulher jovem. Ciclos que se repetem muito frequentemente (menores que 25 dias) ou com pouca frequência (mais de 35 dias) podem ser indicativos de distúrbio hormonal. Se essa irregularidade está associada com o aparecimento de acne e pelos no rosto e abdômen, podemos estar perante o quadro conhecido como síndrome dos ovários micropolicísticos (SOMP). Por outro lado, uma mulher que apresenta ciclos bastante regulares e de repente passa a ter ciclos mais curtos pode estar com falha ovariana.
Sair leite espontaneamente pelas mamas pode ser sinal do aumento da prolactina ou hipotireoidismo associado.
Aquela mulher que passa a apresentar cólicas menstruais progressivamente mais intensas pode estar comquadro de endometriose. Fique atenta, pois é uma doença que demora a dar sinais.
Já a mulher que no passado apresenta quadro de infecção pélvica ou cirurgia pélvica pode ter as tubas obstruídas.
Se você amanhece com o escroto (saco) de tamanho normal e com o decorrer do dia ele se torna inchado, aumentado de volume, isso pode ser sintoma de varicocele. Veias dilatadas no escroto podem ser a causa. Aquele que apresenta história de ter nascido com os testículos no canal inguinal ou abdômen deve realizar um espermograma.
Aqueles com alterações hormonais naturais que evoluem com aumento de gordura nas nádegas e coxas, assim como crescimento das mamas (ginecomastia), devem procurar auxílio médico. Outro aspecto que pode nos levar a suspeitar desse distúrbio é a ausência de barbas e pelos corporais. Outra causa importante é o uso de anabolizante para aumento da massa muscular.
Se o homem apresentar infecção testicular (orquite), pode significar comprometimento da produção de espermatozoides. Traumas testiculares e caxumba também podem levar a tal situação.
Procure ajuda médica especializada porque a maioria dos problemas aqui citados são contornáveis. Quanto mais cedo procurar ajuda, mais fácil será a tomada de posição na resolução do problema.