Espermograma: avaliando a fertilidade masculina
Home / Tratamentos de Reprodução Assistida / Espermograma: avaliando a fertilidade masculina
Home / Tratamentos de Reprodução Assistida / Espermograma: avaliando a fertilidade masculina
Diante de uma dificuldade para engravidar, é comum que as mulheres sejam as primeiras a procurar um médico. Normalmente elas saem frustradas do consultório por descobrirem-se realmente inférteis ou por não encontrarem explicações para tal dificuldade.
Mas você já parou para pensar que o problema pode estar no seu parceiro? Aliás, você já ouviu falar em espermograma? É sobre isso que trataremos no post de hoje:
O que é o espermograma?
O espermograma é o exame de laboratório que avalia as características do sêmen, bem como a formação e as condições de locomoção dos espermatozoides. Ao contrário do que muitos pensam, a infertilidade não é um problema estritamente feminino: muitas vezes, ela está relacionada a condições de saúde do homem.
Por meio do espermograma é possível detectar a quantidade, a viscosidade e a acidez do esperma, além das possíveis características dos espermatozoides que podem estar impedindo a fecundação correta do óvulo. De maneira mais abrangente, o espermograma é o exame mais importante para a detecção de uma possível infertilidade masculina.
Além disso, problemas na próstata ou em outras partes do sistema reprodutor masculino podem ser sugeridos pela interpretação dos resultados. A partir daí o médico poderá pedir exames complementares.
Como é feito o espermograma?
Antes de realizar o exame, os médicos recomendam que o homem fique de 2 a 3 dias sem ejacular. A coleta é feita por meio de masturbação no próprio laboratório.
A amostra é encaminhada para análise imediatamente, já que com o tempo os espermatozoides podem perder a capacidade original de locomoção. É recomendável que o material seja enviado até 1 hora após a coleta, se esta foi domiciliar.
Caso o resultado demonstre algum problema, é necessário que se repita o exame. Se os resultados forem muito diferentes, uma segunda ou terceira coleta pode ser cogitada.
Quem deve realizar o exame?
A realização do espermograma é recomendado para casais que enfrentam dificuldades para engravidar e para homens que suspeitam de infertilidade devido a um histórico familiar ou a traumas sofridos. Também é recomendado no exame pré-nupcial.
A dificuldade para engravidar é considerada infertilidade conjugal, quando não ocorre a gravidez após 01 ano de relações sem método contraceptivo.
Já para mulheres com mais de 35 anos este tempo deve ser abreviado para seis meses de tentativas sem sucesso.
Como são interpretados os resultados do espermograma?
A interpretação do exame varia de acordo com o método empregado pelo laboratório.
A avaliação do número, percentual de formas normais, motilidade e vitalidade são os mais importantes para prever o potencial de fertilidade.
Diante de um exame normal é atestado o prognóstico de boa fertilidade masculina e a avaliação de causas femininas devem ser realizados.
Exames com baixa fertilidade requerem avaliação de causas tratáveis que possam melhorar o potencial fértil.
Na situação da ausência de espermatozoides (azoospermia) não se desespere. Em muitos casos podem ser encontrados espermatozoides próprios, para uma fertilização assistida. Procure o especialista.
Gostou de saber um pouco mais sobre o espermograma? Então siga-nos nas redes sociais e continue por dentro das novidades: estamos no Facebook e no Instagram!