Como funciona a punção de epidídimo e testículo? Entenda aqui
Home / Procedimentos Relacionados / Como funciona a punção de epidídimo e testículo? Entenda aqui
Home / Procedimentos Relacionados / Como funciona a punção de epidídimo e testículo? Entenda aqui
A seguir, você vai entender como esse procedimento é feito, para quem ele é indicado e quais são as chances de sucesso.
Como é realizado o procedimento?
Também chamada de coleta, consiste em punções no epidídimo ou testículo para a retirada de espermatozoides diretamente do local.
O procedimento pode ser feito sob anestesia local ou sedação e, normalmente, é realizado com o auxílio de uma seringa e agulha fina. Essa aspiração, entretanto, pode ser realizada de quatro formas diferentes:
A taxa de sucesso depende individualmente dos problemas. Quando não se encontram espermatozoides próprios, existe a possibilidade de utilizar sêmen doado. Esse processo deve ser acertado previamente ou, caso não se aceite, congela-se os óvulos para posterior tratamento.
Para quem a punção é indicada?
A técnica costuma ser indicada para homens que possuem azoospermia — ausência de espermatozoides na ejaculação. Essa condição pode ser verificada nos resultados de espermogramas.
A punção é feita como parte da técnica de reprodução assistida, quando há ausência de espermatozoides no ejaculado, pois o homem não poderá fecundar o óvulo da mulher naturalmente.
As técnicas de punção visam à coleta de espermatozoides, os quais, antes do procedimento de fertilização, passam por uma preparação para que os melhores, do ponto de vista da morfologia e da motilidade, sejam selecionados e utilizados.
Como funciona o pré e o pós-operatório?
No dia do procedimento, caso seja necessária a sedação, é pedido jejum de pelo menos 8 horas. A punção é indolor, já que o local se encontra anestesiado, mas pode haver algum desconforto no período que sucede a aspiração do esperma.
Na maioria das vezes, o paciente é liberado para casa ainda no mesmo dia. Recomenda-se apenas que se tenha cuidado com a região e se faça a aplicação de bolsas de gelo. Analgésicos orais podem ser administrados caso a dor persista.
Entendeu como funciona a coleta de espermatozoides via punção de epidídimo ou testículo? Ainda se sente inseguro com relação ao procedimento? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!