Entenda a importância da consulta ao ginecologista
Home / Exames Reprodução Assistida / Entenda a importância da consulta ao ginecologista
Home / Exames Reprodução Assistida / Entenda a importância da consulta ao ginecologista
A saúde da mulher é uma das áreas consideradas prioritárias no Brasil pelo Ministério da Saúde. Ela abrange programas e políticas de atenção à mulher desde a puberdade, passando pela adolescência, vida adulta, gravidez e menopausa.
No texto de hoje, falaremos sobre um dos pontos mais importantes para garantir a saúde da mulher: a consulta ao ginecologista. Apresentaremos a sua importância e quais os motivos para marcá-la periodicamente. Confira!
Ginecologista
O médico ginecologista é o profissional responsável por acompanhar a saúde da mulher, principalmente a partir da puberdade, e tratar as doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino. Porém, muitos médicos ginecologistas costumam fazer avaliações mais abrangentes durante a consulta, a fim de avaliar a saúde da mulher como um todo.
Para tornar-se especialista, o médico formado deve realizar a residência de Ginecologia e Obstetrícia, que dura 3 anos no Brasil.
É indicado que a primeira consulta da menina seja realizada no início da puberdade, se houver distúrbio menstrual persistente. Quando se inicia a atividade sexual, há necessidade de discutir contracepção e controle de DST.
Após a primeira consulta, a mulher deve manter a periodicidade de uma consulta por ano ou até mais, se tiver algum problema.
O ginecologista será, provavelmente, o principal médico da mulher até a terceira idade.
Motivos para ir ao ginecologista
A seguir, citaremos alguns dos principais motivos para ir ao ginecologista periodicamente.
1. Prevenção de doenças
Em toda consulta ao ginecologista, o médico realiza o exame físico geral e do sistema reprodutor, a fim de identificar possíveis alterações. Além disso, são solicitados exames específicos da saúde da mulher, como a ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal e exame de Papanicolau.
Essas medidas têm o objetivo de prevenir doenças ou detectá-las ainda no início, quando há maior chance de cura. As principais doenças pesquisadas são o câncer de mama e o câncer de colo de útero.
2. Tratamento de irregularidades menstruais
As irregularidades menstruais são problemas comuns entre as mulheres e incluem fluxo sanguíneo intenso, menstruação irregular e ausência de menstruação. Outro problema comum são as cólicas menstruais e a famosa TPM.
O ginecologista é o profissional que avalia essas irregularidades, busca causas para o seu surgimento e propõe tratamentos e estratégias para sua resolução. É necessário avaliar essas questões, pois elas podem estar relacionadas a problemas de saúde, como a síndrome do ovário policístico, endometriose etc.
3. Realização de exames de rotina
É comum que os ginecologistas solicitem também os exames de rotina para a realização de um checkup da saúde da mulher. Esses exames incluem os de urina, fezes, hemograma, leucograma, lipidograma e glicemia de jejum.
Os exames de rotina são essenciais para o acompanhamento da saúde geral da mulher, para a detecção precoce de alterações e para a supervisão de condições preexistentes de saúde.
4. Definição de métodos anticoncepcionais
Os métodos anticoncepcionais incluem um conjunto de técnicas com o objetivo de impedir a gravidez (camisinha, pílula anticoncepcional e dispositivo intrauterino).
O ginecologista é o médico responsável por indicar o anticoncepcional adequado em cada situação, com base na avaliação física e comportamental. Cada corpo adapta-se de forma diferente a cada tipo de método anticoncepcional, por isso é importante um acompanhamento.
5. Orientação para a gravidez
Por ter a formação em ginecologia e obstetrícia, o médico ginecologista também pode realizar orientações para as mulheres que desejam engravidar. Essas orientações incluem dicas e recomendações, entre outras, referentes a:
Em casos de dificuldades para engravidar, o ideal é que a mulher ou o casal procurem um médico especialista em reprodução humana.
Lembre-se de que a consulta ao ginecologista é imprescindível para todas as mulheres, sem exceções.
Se você gostou do texto de hoje, siga nossas páginas no Facebook e no Instagram!